Como aparecer na primeira página do google

Pesquisa no google

Qual empresa ou profissional não sonha estar na primeira página do Google?

Ser um dos primeiros resultados em um mecanismo de pesquisa tão robusto significa mais tráfego para seu site e maior alcance para sua marca. Contudo, o processo de destacar-se da concorrência é árduo e longo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de ouro que vão lhe ajudar a ranquear melhor no Google e outros mecanismos.

Passo a passo…

A melhora em seu ranqueamento no Google não acontecerá da noite para o dia, será necessário muito trabalho duro e planejamento para que você consiga o tão sonhado lugar entre os grandes.

Possuir um conteúdo relevante e técnicas básicas de SEO não são mais o suficiente. Você precisará entender um pouco melhor o funcionamento do Google e, para isso, separamos os fatores que mais influenciam na hora de ranquear sites:

Navegabilidade

Assim como qualquer empresa grande, o Google visa proporcionar a melhor experiência possível para seus usuários. Sendo assim, a navegabilidade de seu site torna-se um dos pilares fundamentais em sua estratégia. Uma página amigável, direta e fácil de se navegar proporciona uma experiência mais acessível e prazerosa. Fazendo isso, certamente seu posicionamento nas pesquisas do Google irá melhorar significativamente.

Palavras Chave

Não é segredo – ou pelo menos não deveria ser – que as palavras-chave fazem toda a diferença na hora de ranquear seu site no Google. A melhor forma de fazer isso é realizar um estudo do seu negócio e escolher as palavras-chave que fazem mais sentido para ele. 

Procurar em sites como Ubersuggest e Answer the Public sobre o tema que vai ser abordado, buscando pautar seus conteúdos de acordo com as pesquisas de seu público alvo. 

Na hora de escolher suas palavras-chave não limite-se as mais buscadas, pois você estará competindo com grandes marcas do seu setor. Tente escolher aquelas palavras que têm menor dificuldade de ranqueamento, aliado a um bom volume de pesquisas, assim sua empresa não competirá diretamente com esses gigantes. 

Se quiser entender um pouco mais sobre palavras-chave, confira aqui uma excelente matéria sobre o assunto:

Como gerar 20.000 visitas por mês com a busca de cauda longa

Link Building

Você provavelmente não sabia, mas um dos fatores mais importantes para o Google é a quantidade de links externos – links de outros sites – que apontam para o seu conteúdo. Quanto maior for a quantidade e a qualidade destes sites, melhor será seu ranqueamento. 

Uma boa forma de fortalecer seu link building é estar sempre ativo nas redes sociais, divulgando seus conteúdos e interagindo com seus clientes a todo o tempo.

Velocidade de carregamento

Ninguém, absolutamente ninguém, gosta de ficar esperando. Na internet isso não é diferente, se a sua página da web demorar demais para carregar ou travar a todo momento, você terá um sério problema com o Google. Ao otimizar o desempenho de seu site, você permite que seu usuário permaneça mais tempo, e saia satisfeito com sua estadia. Quando essa espera for longa demais, seus visitantes vão migrar para outro site, simples assim.

Títulos Chamativos

A utilização dessa técnica básica de SEO ainda é fundamentais para melhor ranquear o seu site ou blog. Quantas vezes você já não foi atraído por um título? Pois é, o Google funciona da mesma forma! Separar um tempo para pensar em um título de destaque para seu material é fundamental para aparecer na primeira página do Google.

Não se esqueça de incluir a palavra-chave nele, além de trabalhá-la em dentro do artigo e colocá-la em destaque no trecho inicial de seu texto. Estas e outras técnicas de SEO serão fundamentais para alcançar a tão sonhada primeira página.

Meta Description

As meta description são os pequenos textos descritivos que aparecem abaixo do link de seu site ou blog. Otimiza-la é uma excelente forma de indexar seu conteúdo e posicioná-lo melhor no Google. Estas pequenas descrições são usadas como vitrine, por isso você deve sempre utilizar suas palavras-chave e sinalizar o conteúdo que você está disponibilizando. 

Compartilhe

Bom, depois de todo esse trabalho que você teve para otimizar seu site, criar seu conteúdo, trabalhar técnicas de SEO, pensar em um título chamativo, agora chegou a hora de divulgar seu material. Ufa!

Procure sempre postar em todas as suas redes sociais, enviar seu conteúdo via e-mail para seus clientes e usar todas as suas armas para que ele alcance o máximo de pessoas possível!

Contrate um profissional 

Caso você não tenha o conhecimento necessário ou o tempo hábil para tais estratégias, considere contratar uma agência de marketing digital, com profissionais especializados. O auxílio de uma agência de marketing digital vai lhe ajudar a consolidar sua presença online e facilitar o caminho até a primeira página do Google, através de uma série de profissionais qualificados e ferramentas de otimização.

Se você deseja alcançar um público maior, aumentar as visitas em seu site e vender mais sem ter o trabalho de implementar essas dicas, considere seriamente essa possibilidade.