Marketing Digital para profissionais de Saúde: Desafios e Soluções.

Você é profissinal da área da saúde e quer captar mais pacientes através da internet?

Clique aqui e saiba quais são seus principais desafios e algumas dicas

Em um mundo extremamente inovador, os desafios para os profissionais de saúde tornaram-se cada vez maiores. A internet abriu margens para uma nova forma de padrão de consumo. Atualmente 97% dos consumidores pesquisam por serviços e produtos na internet antes de efetuarem a compra.

Nesse meio, surgem dois grandes desafios, a construção de legitimidade e o alcance de seu público alvo através de veículos já existentes. 

Legitimidade

O dicionário define a palavra legitimidade como “característica, particularidade ou condição do que é legítimo”. Uma definição um tanto quanto abrangente para algo que esbarramos todos os dias. 

Na prática, a legitimidade é um dos principais fatores que fazem seus clientes escolherem você ou sua marca em detrimento do seu concorrente. Todos nós buscamos produtos e serviços legítimos, na espera de recebermos em contrapartida algo de qualidade e um atendimento bom. 

Quantas vezes você já não esbarrou com algo estranho na internet? Uma pílula mágica de emagrecimento?  Uma cura milagrosa para câncer, ou então aquela superoferta de um produto que você sempre quis?

Como diz o ditado, quando a esmola é demais, o santo desconfia, né? Por isso nós sempre corremos para as plataformas de pesquisa online e checamos a veracidade.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o que é legitimidade e o papel que ela tem na jornada de compra do seu cliente, só nos resta responder a grande pergunta: Como podemos construir legitimidade? Aguente firme, já vamos falar disso. 

Mas antes, vamos ao próximo desafio:

Alcance

Ao pesquisar na internet seu produto ou serviço, seu potencial cliente encontra uma série de resultados. Certamente você estará nesta extensa lista, junto com seus concorrentes, ansiosos para realizarem a venda.

Agora, façamos um exercício: Em qual resultado da busca é mais provável esse potencial cliente clicar? Em um dos primeiros ou em um resultado na terceira página? Reflita: Em que posição você ou seu serviço estão nessa busca?

Do que adianta produzir o melhor conteúdo do mundo, ter um ótimo produto, com um preço justo, se você não consegue alcançar seu público alvo?

A solução é trabalhar o alcance do seu material, divulgando-o nas diversas plataformas existentes. É crucial que seus clientes e potenciais clientes tenham acesso a você e as informações disponíveis sobre seu produto ou serviço, antes de fazer o mesmo com seus concorrentes. 

Tá, mas como alcançar esse clientes e potenciais clientes nas plataformas onde eles estão?

 Uma das formas é através do Inbound Marketing ou marketing de atração. O nome pode assustar um pouco, mas não se preocupe, mais pra frente nós vamos explicar seu significado.

Como eu consigo criar legitimidade e alcançar meu público?

Como mencionamos anteriormente, a construção de legitimidade online é algo complicado, você precisa produzir o conteúdo certo e divulgá-lo para seu público nas plataformas corretas. Felizmente, existem algumas formas e técnicas que podem lhe ajudar a conquistar tudo isso de forma mais tranquila.

O Inbound marketing nada mais é do que um conjunto de técnicas de marketing digital que visam aumentar o número de visitantes a um destino final, seja ele um site, blog ou um perfil em rede social, através da produção de conteúdo relevante.

É com  ele que grandes companhias, como Coca-Cola, Star-bucks e Dell, consolidam suas marca no mundo online, conversando com seus clientes e vendendo seus produtos e serviços.

Mas afinal, o que é esse tal de Inbound marketing?

Já mencionamos que 97% dos consumidores pesquisam na internet antes de realizar uma compra, lembra? O inbound marketing se aproveita desse hábito para facilitar a jornada de compra do seu cliente através da produção de conteúdo relevante para cada etapa dessa jornada.

Criado em paralelo ao mundo digital, esse conjunto de técnicas visa entender a jornada de compra do seu cliente, e auxiliá-lo neste trajeto, munindo-o de informações relevantes.

Para a prática, é fundamental que você entenda as dores do seu cliente, e como seu produto/serviço é capaz de saná-la. É preciso compreender que apesar de muito diferentes, seus clientes passam pela mesma jornada antes de realizarem a compra, e que a produção de conteúdo é fundamental para a auxiliá-los a efetuarem a compra.

Um dos grandes exemplos na área médica é o hospital Samaritano, do Grupo Américas que vêm investindo na produção de conteúdo relevante e trazendo mais clientes para seu estabelecimento. 

Mas por que eu devo investir em Inbound? Qual o diferencial?

Por mais tentador que as estratégias de marketing tradicionais possam parecer, o inbound marketing tem uma série de diferenciais, como:


Público Alvo Segmentado

Uma das maiores vantagens do inbound marketing é a possibilidade de alcançar um público altamente segmentado, conversando diretamente com seus potenciais clientes. O marketing de atração é capaz de gerar até 3,2 vezes mais potenciais clientes.  

Possibilidade de controle do orçamento

Vamos desmistificar esse  boato de que para divulgar algo no meio digital precisamos de muito dinheiro. Investimento em mídias digitais sempre cabe no seu orçamento!  Os valores iniciais são bem baixos, você tem total controle, podendo adicionar ou remanejar fundos de suas campanhas, além de pausar e retomá-las com apenas alguns cliques.

Aumento do seu ticket médio 

Ao informar seus clientes sobre a necessidade e a qualidade de seu produto ou serviço, eles se sentem mais confiantes para realizarem a compra, elevando o ticket médio de seu negócio. 

Maior custo benefício

Quando comparamos o retorno de campanhas online e offline, podemos ver uma grande diferença no custo/benefício de cada uma. Isso se dá pelo fato de o marketing digital atingir prioritariamente seu público alvo, tornando as campanhas mais baratas e eficientes.

Mensuração dos resultados em tempo real

Dentro do mundo do marketing digital há uma série de ferramentas que são capazes de mensurar a eficiência de suas campanhas em tempo real, as duas mais utilizadas sendo o Google Analytics e o Facebook Pixel. Essas ferramentas permitem o acompanhamento ao vivo de suas campanhas e auxiliam na tomada de decisões baseadas em dados.

E como funciona esse tal de Inbound Marketing?

Agora que você já viu que o inbound marketing é a chave para o seu sucesso online, vamos explicar um pouquinho mais como os seus 4 pilares funcionam:

Atrair

O primeiro passo é atrair seus potenciais clientes. Para isso, é preciso que você faça eles irem de completos estranhos, para visitantes recorrentes, através de seu conteúdo relevantes.

Converter

Além de atrair potenciais clientes, é fundamental captar seu contato (lead) e convertê-los em oportunidades reais de vendas. 

Vender

Depois de captar o contato de seu potencial cliente e nutri-lo de material relevante, é chegada a hora de realizar a venda. Aqui é fundamental que você entenda a sua demanda e crie uma oferta personalizada.

Encantar

Após realizar a venda é preciso manter um relacionamento de forma a encantá-lo e torná-lo um promotor da marca! 

Você não precisa atravessar essa jornada sozinho

Após ler tudo isso, você provavelmente já entendeu a importância que a legitimidade e o alcance tem na hora de consolidar sua marca no mundo online. É preciso muito esforço e conhecimento para aplicar as técnicas do inbound e produzir o conteúdo relevante a cada etapa do seu funil de vendas. 

Na hora de investir em marketing digital é fundamental que você pesquise empresas e/ou profissionais qualificados que sejam especialistas na área. Sempre que possível, busque uma agência que atue no seu nicho de mercado e entenda seu público. 

Se você é profissional da área da saúde e  quer investir em marketing, conte com a  Agência 352. Nossos profissionais atuam há mais de 5 anos no mercado de marketing digital, com ênfase na área médica. 

Acesse o nosso site e saiba mais sobre o que preparamos para você:

www.agencia352.com/medical/

https://www.facebook.com/ag352/

https://www.instagram.com/352agencia/

E-mail